Frente pela Vida reúne lideranças e categoria para definir Agenda Nacional de Fortalecimento ao SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem se mantido à força dos seus trabalhadores. Tendo em vista o descaso do governo e a falta de investimento, entidades, organizações e coletivos que compõem a Frente pela Vida realizam no próximo dia 5 de agosto, em São Paulo, a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. O encontro tem como objetivo efinir o conjunto de propostas para uma Agenda Nacional de Fortalecimento do SUS.

A reunião de propostas e apresentação de saídas para o SUS é um exercício que requer um olhar atento e de profissionais da categoria que acompanharam de perto os impactos que a pandemia de Covid-19 provocou em um país desigual, com democracia frágil e instabilidades política e econômica. 

A conferência conta com a participarão gestores, trabalhadores da saúde, lideranças sociais, políticas, pesquisadores, sanitaristas e acadêmicas de diversas partes do país. São participantes das fases preparatórias, com indicações homologadas pelas coordenações estaduais e setoriais.

A Conferência lançada em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, busca recolocar direito à saúde, à vida e a um ambiente saudável como prioridade. E aproveitar o cenário eleitoral para propor saídas para a crise sanitária, econômica e social que assola o país.

Além de buscar influir no debate das eleições, as deliberações irão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento está previsto para 2023.