Futuro Congresso Nacional com perfil conservador neoliberal é preocupante, aponta DIAP

As eleições de 2022 conseguiram mostrar outros parâmetros para além do cargo presidencial. As decisões legislativas do último domingo (02/10) mostram o perfil do futuro Congresso Nacional, e a situação é preocupante. De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, 44% do total de 513 deputados que compõem a Câmara foram renovados e o Diap identifica como “mais ideológico à direita, conservador, quanto à agenda dos costumes, e neoliberal, que entende que o papel do Estado deve ser mínimo em relação à economia”.

Segundo a análise, devem crescer as bancadas ruralista, evangélica e da área de segurança, o que inclui a chamada bancada da bala. Com a decisão presidencial ainda em aberto, a população brasileira sofre com as futuras possibilidades de Medidas Provisórias e Projetos de Lei.

Apesar de uma configuração da Câmara que hoje seria ainda mais favorável ao atual presidente, Jair Bolsonaro, o Diap também aponta “vitórias importantes” entre a esquerda e a centro-esquerda. Foram reeleitos 287 deputados, de um total de 446 que tentavam se manter na Câmara. Houve aumento dessas bancadas. Além disso, “chegam parlamentares campeões de votos que representam minorias como ocorreu para São Paulo e Rio de Janeiro, dentre outros aspectos importantes Brasil afora”.