Governo Bolsonaro suspende produção de 19 remédios distribuídos de graça

Em mais uma atitude que prejudica quem mais precisa, o governo Bolsonaro, sem qualquer justificativa, suspendeu os contratos com sete laboratórios públicos, responsáveis pela fabricação de 19 remédios que eram distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas dependem desses medicamentos, que incluem insulina e remédios para câncer e transplantados. Os laboratórios teriam recebido documentos do Ministério da Saúde comunicando a suspensão de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), que entregam os fármacos ao governo a preços 30% menores do que os de mercado.

Para piorar, também devem ser finalizados contratos com laboratórios de caráter privado, que trabalham em parceria com os públicos no desenvolvimento dos remédios.

A médio prazo, a atitude de Bolsonaro, além de colocar em risco a saúde de milhões de pessoas, prejudica a indústria nacional de medicamentos. É um desmonte de um investimento importante para o país. 

Foto: Mateus Pereira | Governo da Bahia