Governo Bolsonaro volta a bloquear verbas das universidades federais

Mais uma vez, o governo federal bloqueou recursos das universidades federais. Desta vez, foram R$ 344 milhões. O corte foi realizdo seis horas após o Ministério da Educação (MEC) liberar o uso da verba. Vale lembrar que no último dia 28, durante o jogo da Seleção Brasileira, a educação sofreu bloqueio de R$ 1,4 bilhão. 

No dia 1º de dezembro, o MEC informou que restituiria os limites de empenho dos recursos. Ou seja, iria reestabelecer os valores para que as instituições pudessem gastar para o pagamento de compromissos já assumidos, a exemplo de contas de água, luz, segurança e contratos terceirizados.

Para surpresa, poucas horas depois o governo federal, através do Decreto 11.269, voltou a bloquear os recursos das universidades, e o MEC informou aos órgãos vinculados à pasta que o governo “zerou o limite de pagamento das despesas discricionárias do Ministério da Educação previsto para o mês de dezembro”.

O bloqueio acontece em meio a um momento em que as instituições já passam por dificuldades em virtude de sucessivos cortes de recursos sofridos, que colocam em risco o funcionamento das universidades.