Governo federal descredencia mais de mil unidades do Saúde na Família

O governo federal anuncia, através da Portaria 1.717 de junho do Ministério da Saúde, o descredenciamento de mais de mil unidades de Saúde da Família em todo país. O número de pessoas atingidas pela medida ultrapassa 15 milhões.

Michel Temer segue com a política de desmonte da saúde. Recentemente 517 farmácias populares mantidas pelo Ministério da Saúde foram fechadas. O governo golpista ainda autorizou o aumento de 10% no preço dos planos de saúde. O reajuste está muito acima da inflação e prejudica principalmente a população idosa.

A justificativa para o descredenciamento massivo das unidades do Saúde na Família é que as equipes não cumpriram o prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica para o cadastramento no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, que estava previsto na Portaria de Consolidação de 28 de setembro de 2017.

A Portaria da Consolidação divulgou no ano passado as normas estabelecidas pelo governo federal sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do SUS.

O Programa Saúde na Família só ganhou projeções de largo alcance populacional no governo Lula, apesar de ter sido implementado em 1994, no governo Fernando Henrique Cardoso. Após 24 anos de existência, o projeto sofre ataque que evidencia a política do governo neoliberal de privatização da saúde.