Graças à ciência e avanço da vacinação, OMS projeta novos cenários para a pandemia no mundo

Mesmo com as dificuldades impostas pelo governo de Jair Bolsonaro, o empenho da ciência e o avanço da vacinação trouxeram vitórias significativas diante das mortes advindas da pandemia da Covid-19. Hoje, a situação encontra-se em recuo, no Brasil e no mundo, e novos cenários começam a ser projetados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com o diretor-geral da instituição, Tedros Adhanom.

A gestão da OMS afirma que o primeiro e mais provável dos cenários leva em conta que o vírus deve seguir com mutações. Entretanto o alto grau de imunização que vem sendo alcançado pelas vacinas devem garantir bons níveis de segurança coletiva. A pandemia se reduziria a endemia provocando surtos pontuais com menor ou maior gravidade de acordo com a redução da imunidade.

Doses de reforço das vacinas podem ser necessárias, ainda com periodicidade incerta. Assim como a gripe, a Covid-19 pode se tornar uma doença sazonal, atrelada especialmente aos períodos mais frios.

O segundo cenário traçado pela OMS, o melhor deles, as variantes futuras do vírus seriam “significaticamente menos graves”. Assim, a proteção das vacinas e do contágio seria potente e duradoura, o que afastaria maiores riscos, mesmo de surtos locais e sazonais.

Também existe o pior cenário. Nele, o vírus seria alterado de forma a ficar ainda mais transmissível e mortal. Neste caso, as vacinas seriam insuficientes para evitar a tragédia prolongada, e uma nova geração de vacinas seria necessária.