Greve leva governo a reajustar benefícios

No último dia 30 (quinta), entidades do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais estiveram reunidas para tratar dos acordos assinados e os encaminhamentos da greve nacional, além da preparação para a reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho. Foi firmado um acordo que garante reajuste em benefícios aos servidores do Executivo, como o auxílio-alimentação e referente à saúde.

As entidades avaliaram que o movimento de greve foi positivo e só aconteceu por conta da organização no Fórum, que deverá ser mantido. “Desde 2003 não acontecia uma greve tão forte no serviço público e isso dobrou o governo que, embora não tenha dado o reajuste pleiteado pelo fórum, teve que apresentar um percentual igual para todos”, argumentou João Paulo Ribeiro, dirigente da Fasubra Sindical.

De acordo com a Fasubra Sindical, o auxílio-alimentação deve passar de R$304 para R$373 e o ressarcimento dos planos de saúde terão reajuste entre 15% a 30%, dependendo da faixa salarial. “Os anexos com os novos valores ainda serão disponibilizados, mas sabemos que os reajustes e novos valores dos benefícios passam a valer a partir de janeiro de 2013”, explica o coordenador de Aposentados da Fasubra e coordenador Jurídico da ASSUFBA Sindicato, Paulo César Vaz.

O secretário das Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, ressaltou que a economia externa prejudicou o andamento das negociações. “A nova sistemática da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) criou o dia 31 de agosto como uma data base e o limite orçamentário foi muito encurtado. Em 2015, os acordos firmados terão uma repercussão de cerca de 30, 8 bilhões. Apesar dos conflitos, o diálogo foi mantido e a reposição de horas de trabalho e o corte de ponto serão discutidos com as categorias”, afirmou Mendonça.

A representação do fórum não vai se manifestar sobre o acordo assinado sobre benefícios, até que o governo o apresente. Participaram da reunião representante da FASUBRA, ANDES, SINASEFE, CONDSEF, ASSIBGE, FENASPS, ASFOC.

Ascom ASSUFBA Sindicato com informações da Fasubra Sindical e Condsef.
6/9/12