GTTCOVID-19 no Hupes atua frente à pandemia do novo coronavírus

Constituído a partir da publicação Portaria nº 77 de 16 de março de 2020, publicada no Boletim de Serviços nº 268, o Grupo Técnico de Trabalho de Medidas de Prevenção e Controle de COVID19 (GTTCOVID-19 HUPES) tem atuado no apoio ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos na condução das ações de prevenção e controle de situações que podem constituir potencial ameaça à saúde pública, diante da pandemia do novo coronavírus.  

A criação do GTTCOVID-19 foi tratada em reunião promovida pela superintendência do Hupes, no último dia 16, com diversas lideranças da instituição para apresentação do Plano de Contingência Institucional para atuação frente à pandemia do novo coronavírus.

O grupo de trabalho se reúne todos os dias 8h às 9h no HUPES, criando novos protocolos ou atualizando os já existentes.

O GTTCOVID-19 Hupes conta com subcomitês formado por especialistas para discussão, planejamento e implementação de ações com as seguintes temáticas:

 

  • Sintomático respiratório;
  • Redução de circulação;
  • Suprimentos e equipamentos;
  • Proteção de profissionais e trabalhadores;
  • Gerenciamento de casos.

A ASSUFBA tem acompanhado as reuniões dos subcomitês, através do Coordenador de Saúde do Trabalhador, Giancarlo Damiani, e da Coordenadora de Comunicação, Lucimara Cruz.

O Coordenador Giancarlo conta que tem monitorado diariamente a situação dos trabalhadores e que uma das maiores preocupações é com a proteção. “Estamos agindo como uma espécie de agente fiscalizador. Até o momento, não houve carência de EPIs para os profissionais. Orientamos também o uso correto e racional dos recursos, de acordo com cada caso, para que não falte”.

Um dos informes passados nas reuniões é que a gestão enviou um documento à União de Prefeituras da Bahia (UPB) solicitando a suspensão de envio de pacientes do interior para a capital tendo em vista o risco epidemiológico instaurado.

A direção do hospital reiterou o compromisso com a segurança do paciente e de todos os profissionais e informa que desde janeiro deste ano o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) realiza ações educativas sobre o COVID-19, atualizando publicações oficiais do Ministério da Saúde (MS) e da rede Ebserh nos canais de comunicação da instituição.

Também foi produzido o informativo local: “COVID-19: O que o Hupes precisa saber” que descreve os fluxos internos a serem seguidos por todos.

Desde a instalação, o GTTCOVID-19 tem realizado reuniões para acompanhar a situação do hospital, dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e dos pacientes.

No último dia 27, a superintendência divulgar o ofício circular nº 113/2020, que informa sobre a utilização da unidade assistencial 4A para o Plano de Contingência do Hupes. O documento destaca algumas deliberações, como:

– A enfermaria  4A será utilizada para pacientes ordinários do Hupes que apresentarem sintomas respiratórios, tornando-se suspeitos de COVID-19.  Nesse caso será feita coleta de material para exame e se confirmado o paciente será transferido para uma unidade de referência para coronavírus.

Vale ressaltar que até o momento o HUPES não está entre os Hospitais de Referência para tratamento da COVID-19 no Estado. Na Bahia, essa unidade é o Instituto Couto Maia. 

 

Em relação ao que tem sido veiculado na mídia sobre reclamações por parte de profissionais do hospital por falta de estrutura, em nota, o Hupes respondeu que “o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh) informa que ainda não tem conhecimento de documento dos funcionários relatando problemas. Entretanto, se coloca à disposição para esclarecer as ações que vêm sendo tomadas pela unidade visando resguardar pacientes e colaboradores”.

Também afirmou que ” o Hupes segue à risca o protocolo de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para toda equipe médica e assistencial e não há falta desses itens na unidade no momento. Além disso, a unidade está empenhada em aperfeiçoar processos e em adquirir mais EPIs no mercado”.

Também foi atualizada a Nota Técnica nº 04/2020, os padrões recomendados de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para cada tipo de ambiente, pessoa alvo e tipo de atividade.

A ASSUFBA tem acompanhado de perto a situação dos Hospitais Universitário e se coloca à disposição dos servidores para tirar dúvidas e encaminhar possíveis solicitações. A entidade reitera o total compromisso com a saúde e segurança dos trabalhadores.

 

Confira aqui as medidas tomadas pelo grupo de trabalho: