Guedes quer que estabilidade de novos servidores seja concedida por meio de “filtro de meritocracia”

Nesta segunda-feira (9/12), o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou a nova ideia do governo para atingir os servidores públicos. A intenção dele agora é que a estabilidade no cargo federal seja concedida apenas se a população avaliar positivamente as atividades desempenhadas pelo funcionário aprovado em concurso. A ideia faz parte das mudanças propostas junto a reforma Administrativa, que tem o objetivo de reformular carreiras e salários no funcionalismo público, e está prevista para 2020. Caso aprovada, o servidor terá que passar por um “filtro de meritocracia” de avaliação.

De acordo com o ministro, é preciso analisar se o funcionário realmente atende bem a população por meio de um sistema de avaliação de três cores: verde, amarelo e vermelho (bem atendido, normal, pessimamente atendido, respectivamente). 

Ele ainda declarou que isso ajuda a “limpar a imagem” do funcionalismo público, e que servidores têm salários muito altos. “Tem que passar nessa peneira, tem que ser avaliado para não ficar com essa imagem que o serviço público fica, de que o cara não quer nada porque tem estabilidade no emprego, tem um salário muito alto, está garantido na aposentadoria, não está nem aí, maltrata a gente. A reclamação da opinião pública é essa”, disse o ministro diante de servidores do INSS.

O modo como o governo lida com os servidores é de total descaso, passando a falsa imagem de que trabalham pouco e ganham muito, além da mentira de não poderem ser demitidos. A reforma Administrativa proposta por Bolsonaro e sua turma é pura ameaça e ataque aos funcionários públicos. Entre outros pontos propostos, a reforma prevê a redução de carreiras, fazendo com que os trabalhadores levem mais tempo para atingir o nível final salarial, redução salarial em início de carreira e o fim da estabilidade.