Hoje tem Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

Nesta quinta-feira (17/09), acontece o Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação. O evento, que tem início às 18h, contará com a participação de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano.

O ato tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de investimento na educação e reafirmar a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.

A ASSUFBA conta com a participação de todos. É preciso debater a importância de mudar o modelo econômico dos recursos destinados à educação. O orçamento do governo Bolsonaro para a área é insuficiente e pode inviabilizar o funcionamento das universidades federais, levando à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita.

De acordo com o Ministério da Educação, a perspectiva é de redução de R$ 1,882 bilhão. Vale lembrar que as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com os orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.