Homens brancos recebem até 114% a mais do que mulheres negras no Brasil

Os homens brancos no Brasil podem chegar a ganhar mais do que o dobro do que as mulheres negras. É o que mostra um estudo realizados por pesquisadores do Insper. A disparidade salarial entre esses dois grupos pode chegar a 114% a mais de diferença.

A pesquisa utilizou os suprimentos educacionais da PNAD Contínua, do Instituto Brasil de Geografia e Estatística (IBGE), e constatou que um dos fatores para essa discrepância é a diferença entre cursar o ensino médio em uma instituição privada e pública.

Quem completa o ensino médio em uma rede privada tem a maior influência em salários futuros, especialmente entre homens brancos. De acordo com os dados, 85% dos brasileiros entre 25 e 59 anos cursaram o ensino médio em uma escola pública, enquanto 15% o fizeram na privada. No entanto, no ensino superior a tendência é outra: 28% cursam universidades públicas e 72%, privadas.

A discrepância salarial segue o caminho contrário e mostra a influência do ensino médio privado. A pesquisa demonstrou que, enquanto o salário médio de quem cursou o EM público é de 2.421 reais, o valor para o privado é de 5.505 reais. Quem fez faculdade privada ganha 4.740 reais, e quem fez pública, 5.234.