Hospitais universitários terão R$ 832 milhões para investir

O investimento previsto na Lei Orçamentária Anual 2016 (LOA) para os hospitais universitários federais será da ordem de R$ 832,2 milhões. A utilização desses recursos foi aprovada na última terça-feira, 29, pelo Comitê Gestor do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os recursos servirão para aquisição de equipamentos, medicamentos, produtos para saúde, além de reformas e ampliações dos hospitais.

A liberação dos recursos será realizada no decorrer do ano, seguindo critérios que levam em conta, dentre outros, o porte das unidades, número de leitos, taxa de ocupação hospitalar, número de funcionários por leito e a inserção dos hospitais nas redes temáticas do Ministério da Saúde (MS), como: Rede Cegonha, Rede Psicossocial e ações de humanização.

Os recursos do Rehuf são geridos pela Ebserh e são destinados à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais universitários federais possam oferecer atendimento médico e hospitalar de qualidade à população, assim como proporcionar a formação qualificada de profissionais da área de saúde.

O programa também prevê o financiamento compartilhado dos hospitais por meio dos ministérios da Educação e da Saúde e contempla iniciativas de modernização da estrutura física e do parque tecnológico das unidades hospitalares.

Fonte: MEC