Hospital de Clínicas: as consequências nefastas da Terceirização

No mês de agosto, destacamos a luta contra o PL 4330 que regulamenta a prática da terceirização no país. A atual direção do Sinditest coloca-se frontalmente contra qualquer forma de terceirização, mas infelizmente, essa prática tem avançado nas universidades públicas federais, como é o caso da UFPR, onde diversos serviços são desta natureza.

Recentemente, a empresa AD Minas decretou falência. Essa empresa prestava serviços no HC, sendo uma das responsáveis pelo atendimento na recepção do hospital. Em meio a esta situação, os trabalhadores contratados por esta empresa não receberam seus salários. É absurdo, mas esta é a realidade de milhares de trabalhadores que estão submetidos à precariedade, exploração e salários baixos praticados por essas empresas.

Sobrou para os trabalhadores da FUNPAR

Os diretores do sindicato foram até o local de trabalho e ouviram as reclamações dos trabalhadores da FUNPAR, que foram solidários aos colegas terceirizados, mas, ao mesmo tempo, denunciaram o descaso da universidade e o acúmulo de tarefas devido à falência da AD Minas.

Com a demissão dos terceirizados, os funcionários da FUNPAR estão acumulando tarefas. A verdade é que estão trabalhando dobrado, dos 15 guichês de atendimento, apenas 5 estavam funcionando. Como sempre, a pressão recai sobre os trabalhadores da Funpar.

Exigimos atitude da reitoria e da administração do hospital

A administração da universidade deve tomar uma atitude frente a esta situação. Deve colocar-se ao lado dos trabalhadores terceirizados, denunciando o não pagamento dos salários por parte desta empresa. Paralelo a isso, deve resolver a situação de sobrecarga de trabalho sobre os funcionários da FUNPAR.

Aguardamos a resolução imediata deste problema, caso contrário adotaremos as medidas necessárias.

Pelo fim das terceirizações

O governo Dilma, assim como os governos de Lula e Fernando Henrique Cardoso, manteve a política de terceirização e privatização nos serviços públicos. Alguns exemplos são: as terceirizações nas universidades federais; a privatização dos HC´s através da EBSERH; a privatização dos portos, aeroportos e do petróleo; etc.

Temos que fazer valer e exercer a autonomia na universidade, intensificando a luta contra as terceirizações e privatizações nas instituições de ensino.

Porém, a luta maior passa por exigir que a presidente Dilma Rousseff vete o PL 4330, barrando assim a terceirização. Por isso, no dia 30 de agosto, temos mais um motivo para somar forças no dia nacional de greves e paralisações que está sendo organizado pelas centrais sindicais. A luta contra o PL 4330 é parte da pauta.

Fonte: http://www.sinditest.org.br