Hupes comemora o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos

Nesta terça-feira (27) é comemorado o Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/UFBA (Hospital das Clínicas) é referência na Bahia em Transplantes de Córnea e Medula Óssea. Possui a única unidade de saúde a realizar transplantes de Medula e o maior Hospital em número de Transplantes de Córnea do Estado. Desde o primeiro transplante realizado no Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO), em agosto de 2010, já foram realizados 42 transplantes. Só no ano passado, foram feitos 86 Transplantes de Córnea e até este mês mais de 40 pacientes foram beneficiados. Cerca de 200 pessoas aguardam na fila de espera pelo Transplante de Córnea.

Segundo dados da Central Nacional de Doação de Órgãos, no Brasil, são mais de 70 mil pessoas esperando por doações. Na Bahia, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes, há cerca de 3.740 pessoas em fila de espera para transplantes. Esse ano, entre janeiro e setembro, foram registrados 50 doações de múltiplos órgãos, enquanto em 2010, 57.

Como forma de sensibilizar à sociedade, o Hospital das Clínicas, juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado, com o apoio da Faculdade Maurício de Nassau, promovem até o dia 30 de setembro a Semana de Mobilização pela Vida, no Salvador Shopping (L1/expansão), onde a população pode manifestar seu desejo de ser doador voluntário no “Transplantômetro”, equipamento instalado no local. Nesta terça (27) ainda será realizada uma caminhada no Campo Grande, a partir das 9h.

Para atendimento à população, as pessoas deverão ser encaminhadas para os serviços de Oftalmologia (córnea) ou Oncohematologia (medula óssea) através de encaminhamento/relatório médico. Para o transplante de córnea, a marcação de consulta e avaliação clínica dos pacientes são realizadas nas terças, pela manhã, no Ambulatório Magalhães Neto. Os pacientes de Oncohematologia devem entrar em contato com o Serviço Social, pelo telefone 3283-8249.

Fonte: UFBA