HUPES realiza Fórum sobre ética e cuidado vinculados à saúde mental

O Serviço de Psicologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) realiza o Fórum “A Ética do Cuidado: manejos vinculares em saúde mental”, no próximo dia 13/05, em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial que se comemora em 18/05.  O evento também homenageará o professor aposentado do curso de Psicologia da UFBA, Marcus Vinícius de Oliveira, assassinado em fevereiro deste ano, pois foi um importante ator da área de Saúde Mental no Brasil, combatente das causas sociais, principalmente da luta antimanicomial.

A proposta do Fórum é discutir o Cuidado em Saúde Mental, que não deve estar atrelado aos lugares institucionais, mas sim a uma lógica e a uma ética que orienta e instrumentaliza esse cuidar. Para embasar esta reflexão o evento está programado para todo o dia com palestras e mesas redondas. Serão oferecidas 200 vagas, com inscrições gratuitas e aberto ao público em geral. Os interessados em participar devem fazer a inscrição até o dia 10/05, via formulário online, disponível no site www.complexohupes.ufba

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, em Bauru-SP, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Na ocasião denunciavam-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.

Uma das conquistas do movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.
Programação  

7:30-8:30 Credenciamento e exposição de vídeo em homenagem ao Prof. Marcus Vinícius de Oliveira
8:30-9:00 Mesa de Abertura

Representantes:

Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Professor Edgard Santos; Conselho Regional de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia; Associação Metamorfose Ambulante, Serviço de Psicologia do HUPES e familiares do professor Marcus Vinícius de Oliveira.

9:00-10:30 Mesa Redonda: A ética do cuidado em Saúde Mental

Coordenadora da mesa: Lene Lima

Expositores: Antônio Nery e George Gusmão  

10:30-11:00 Intervalo
11:00-12:30 Mesa Redonda: Crise e intensificação de cuidados

(Programa de Intensificação de Cuidados, Programa de Atenção Domiciliar à crise e Hospital Geral).

Coordenadora da mesa: Sheila Lima

Expositores: Lygia Freitas, Catarina Sakai e Allann Carneiro

12:30-14:15 Almoço
14:15-15:45 Mesa Redonda: Matriciamento em Saúde Mental: ampliando o cuidado

(CAPS, Atenção Básica e Hospital Geral).

Coordenadora da mesa: Rosana Silva

Expositores: Gerfson Oliveira e Mônica Venâncio

15:45-16:00 Intervalo
16:00-17:30 Mesa Redonda: Dimensões do Cuidado em Saúde Mental

(Vínculo, família e território).

Coordenadora da mesa: Nara Andrade

Expositores: Cristiane Oliveira, Vânia Bustamante e Mônica Lima. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: HUPES e Movimento Nacional de Luta Antimanicomial