Idosos sofreram com diminuição de renda durante a pandemia, aponta Fiocruz

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quarta-feira (31/03), mostra que durante a pandemia da Covid-19 houve queda na renda de aproximadamente metade dos domicílios dos idosos. A pesquisa apontou que este índice é maior entre os mais pobres, além de registrarem o aumento de sentimentos relacionados à solidão e tristeza, sobretudo nas mulheres.

O levantamento revelou que 50,5% dos idosos trabalhavam antes da pandemia, dos quais 42,1% não possuíam vínculo empregatício. Durante o período analisado, entre abril e maio deste ano, foi registrada queda na renda em 47,1% dos domicílios, sendo que 23,6% relataram forte redução e até mesmo ausência de renda.

A diminuição de renda foi maior entre aqueles que trabalhavam sem carteira assinada: 79,8% dos lares e a ausência de renda em 55,3%.

Os pesquisadores utilizaram dados da Pesquisa de Comportamentos (ConVid), além do inquérito de saúde realizado pela Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A Fiocruz ainda mostrou que o isolamento social foi adotado por 87,8% dos idosos, enquanto 12,2% não aderiram ou aderiram pouco ao distanciamento. O estudo indiciou que a sensação de tristeza ou depressão recorrente foi maior em domicílios com menor renda (32,3%) e na população feminina (35,1%), em comparação com a masculina. O sentimento frequente de solidão pelo distanciamento dos amigos e familiares foi citado por metade dos idosos, sendo maior entre as mulheres (57,8%).