IHAC promove eventos na Semana da Consciência Negra

Vera Lopes e Emillie Lapa (divulgação)

Alunos e professores dos bacharelados interdisciplinares do IHAC/UFBA realizam a exposição “Ciência, Raça, Literatura e Sociedade”, entre os dias 16 e 20/11, no saguão da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, no campus de Ondina. A exposição marca o início de uma série de eventos que celebra a Semana da Consciência Negra ao longo da semana, tendo em vista que 20/11 é o Dia da Consciência Negra.

Além da exposição, acontecerão nos dias 16, 18 e 20 intervenções performáticas intituladas “Ciência, Racismo e Alteridade: Campanha de erradicação das doenças outrofóbicas no Brasil”. Nesses dias, haverá visitas guiadas pela exposição, das 14h às 16h.

Fragmentos do espetáculo “Quadros” serão apresentados na segunda-feira (16), às 17h30. Em cena, as atrizes Vera Lopes e Emillie Lapa abordam a obra poética da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. A conferência “Construção da raça na história da ciência e seu uso político-ideológico na recente história da humanidade”, do professor titular da USP especialista em antropologia da população afro-brasileira Kabengele Munanga, acontece na quarta-feira (18), às 16h30.

Na quinta-feira (19) será exibido o documentário “Racismo: uma história”, produzido pela BBC em 2007, ano do bicentenário da Lei da Abolição ao tráfico de pessoas escravizadas. Para finalizar, na sexta-feira (20), às 17h, o professor do IHAC, Juanma Sánchez Arteaga, doutor em Biologia pela Universidad Autónoma de Madrid, realiza a conferência “Racismo Científico e Educação”, um relato de experiências pedagógicas que abordam o tema do racismo científico e suas transformações na história e na contemporaneidade das ciências desde uma perspectiva interdisciplinar.

O conjunto de eventos é uma realização coletiva de cidadãos, alunos (as), professores (as) e pesquisadores (as) da UEFS e da UFBA, que conta com o apoio do programa ACCS-UFBA, da FAPESB e do CNPQ.

 

Fonte: Agenda UFBA