Impeachment do ministro do Meio Ambiente protocolado no STF

O pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo partido Rede Sustentabilidade nesta quinta-feira (22/08).

Acusado por crime de responsabilidade, além de perseguição a agentes públicos a pedido de ruralistas e por negligenciar a situação ambiental do país, o documento ainda afirma o cometimento do crime por descumprir deveres funcionais relativos à Politica Nacional do Meio Ambiente.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, Fabiano Contarato (Rede-ES), que tomou a iniciativa do pedido, afirmou que a decisão não ocorreu da noite para o dia, tendo também ajuizado oito ações em desfavor do Ministério do Meio Ambiente.

Amazônia pede socorro enquanto governo acusa sem provas

As acusações ao ministro se intensificaram após declarações a respeito da situação atual da Amazônia. Salles chamou de “sensacionalismo” o que tem sido noticiado por todo o mundo.

Focos de incêndio se espalham por toda região da Amazônia, que concentra 52,5% das queimadas de 2019, segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Fumaças puderam ser vistas em outros estados do país, como foi o caso de São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul, além de imagens das queimadas capturadas por satélites da NASA.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), foram registrados 32.728 focos de calor até 14 de agosto. Número é 60% superior a média dos últimos três anos.

Mesmo com números e imagens dos locais atingidos pelas queimadas assustando e comovendo todo o mundo, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que o país é vítima de uma campanha de falsas informações ambientais, sem apresentar nenhuma evidência que comprove suposta campanha.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro (PSL), as ações podem ter sido provocadas por ONGs ou por índios, com o intuito de chamar atenção. Questionado a respeito das provas, o mesmo reconheceu não possuí-las, contudo afirmou que esse é o seu sentimento. Um absurdo.