IMS-CAT lança Plano de Funcionamento como prevenção da disseminação do coronavírus

Em consonância com a Portaria nº 103/202 da UFBA, que suspendeu as atividades da Universidade Federal da Bahia, por conta da crescente disseminação do novo coronavírus, o IMS-CAT lançou um Plano de Funcionamento do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, localizado em Vitória da Conquista.

O Coordenador Regional da ASSUFBA, Romilson Aragão afirma que “após a portaria do reitor da UFBA, João Carlos Salles, em reunião com a direção do IMS, analisamos o documento e a partir daí fizemos o nosso Plano de Funcionamento”.

“Alguns serviços irão funcionar de forma remota e outros vão necessitar da presença dos técnicos de laboratório e biotério, que vão executar as atividades em condições seguras.  Os servidores apenas vão ao setor verificar os equipamentos e como estão os animais e retornam para as suas casas. Não vão ficar no ambiente de trabalho”, explica Romilson.

Ficou decidido que as atividades administrativas serão suspensas presencialmente, mas na medida do caráter essencial serão realizadas em casa pelo servidor.

Os servidores deverão estabelecer atividades de desenvolvimento de revisões de fluxos, instruções e documentos de cada setor que trabalha, junto com sua coordenação local e chefia imediata, dentro da lógica atual de trabalho em casa.

O NUAL, em conjunto com a CGL e Direção, estabeleceu escala para os técnicos que irão realizar uma checagem em todos os laboratórios seguindo uma lista de ações estabelecidas pela coordenação dos mesmos e quando necessário os docentes responsáveis serão notificados.

Os servidores que atuam junto ao SIASS, devem acessar diariamente os e-mails a fim de dar prosseguimento nas homologações de atestados e realização de orientações caso sejam solicitadas. Vale lembrar que as perícias estão suspensas.

Apenas está autorizada a manutenção da pesquisa e atividades em laboratório em situações em que há relevância para o momento da pandemia e em casos em que a interrupção pode gerar danos irreparáveis à instituição.

Qualquer outra situação deverá ser apreciada pela direção mediante justificativa prévia e nos casos mais específicos, o diretor encaminhará o pleito para o comitê de acompanhamento do COVID-19 criado pela Administração Central e referendado pelo CONSUNI.

O funcionamento do biotério está mantido com escala mínima necessária envolvendo os técnicos, alunos e docentes que desenvolvem atividades neste ambiente.

Os servidores do NTI deverão desenvolver atividades administrativas remotas e ficar de sobreaviso para manutenções essenciais requeridas pela direção.

“O nosso objetivo é evitar aglomerações no ambiente de trabalho e proteger a vida das pessoas”, diz Romilson. A ASSUFBA, inclusive, reforça a orientação dos órgãos competentes de manter o distanciamento social para evitar o aumento no índice de contágio. FIQUE EM CASA!

O Sindicato também se coloca à disposição do servidor. Caso alguma orientação não esteja de acordo com as determinações da instituição, o técnico pode procurar a entidade através do Facebook e Instagram.