IV Encontro de Aposentados da UFBA e UFRB debate estratégias para o segmento

O IV Encontro de Aposentados da UFBA e UFRB, realizado pela ASSUFBA Sindicato na manhã do dia 10 (sexta), foi marcado pelo debate sobre estratégias de luta em defesa da categoria. O evento, que contou com a presença da reitora da universidade, Profª. Dora Leal Rosa, reuniu os aposentados para discutir a necessidade urgente de programar mecanismos de garantia dos seus direitos. Além de representantes de entidades ligadas ao segmento de aposentados, idosos e pensionistas, profissionais da saúde também contribuíram com os debates.

“É fundamental avançar nas políticas de promoção de melhores condições de vida e direitos trabalhistas dos aposentados. Mais do que nunca, precisamos da mobilização total dos aposentados para mostrar a força deste segmento ativo e comprometido com as lutas sociais”, ressalta a coordenadora de Aposentados da ASSUFBA, Eloisa Góes. Já a coordenadora geral da ASSUFBA, Nadja Rabello, enfatizou que é preciso ampliar e pluralizar o movimento para fortalecer as ações.

Foto: Américo Barros

Para o coordenador de Aposentados da ASSUFBA, Edgar de Jesus, no momento da greve a importância do debate sobre os aposentados das IFES toma uma dimensão ainda maior. “A cada greve o governo nos ameaça com a quebra da paridade. Não permitiremos que o aposentado seja retirado da folha de pagamento da UFBA e UFRB”.

A deputada federal Alice Portugal observou a importância dos aposentados na construção da ASSUFBA. “Eles são meus colegas de luta. Aqui estão os fundadores do nosso sindicato, pessoas que sempre colaboraram para o crescimento da nossa universidade. A ASSUFBA está de parabéns porque reunir os aposentados é fato que poucas entidades de classe conseguem fazer com tanta força. Por isso, nós não vamos permitir que os direitos dos aposentados sejam retirados”.

Para o coordenador licenciado da ASSUFBA, Renato Jorge, o encontro representa um momento muito importante para a categoria em greve. “A luta não é fácil, mas juntos nós temos conseguido garantir questões fundamentais. Uma prova disso é que a proposta apresentada pelo governo mantem a paridade entre ativos e aposentados. Não vamos permitir que separem os aposentados dos servidores em atividade. Essas pessoas fazem parte da nossa história e temos o dever de defender seus direitos”.

Foto: Américo Barros

A presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (FEASAPEB), Marise Sansão, ressaltou que o Estatuto do Idoso, com seus 117 artigos, seria um instrumento fabuloso, se funcionasse. “Infelizmente, as leis não tem saído do papel. Por isso, precisamos lutar e criar estratégias sempre. Ter uma bancada de parlamentares que atue a nosso favor, e isso, temos na figura da deputada federal Alice Portugal, uma ferrenha defensora dos aposentados nesse país. Outros, a exemplo de Renato Jorge constituirão esse apoio e proteção que necessitamos”.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Greyce Menezes, a expectativa de vida da população aumentou cerca de cinco anos por década. “Pesquisas realizadas pelo Instituto Elsa Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto) indicam que a população está vivendo mais. Realizamos exames e medidas que constituem uma base de dados com mais de duas mil variáveis por participante”, explicou.

A médica geriatra, Drª Manuela Magalhães, palestrou sobre controle de doenças e promoção da saúde, e fez um alerta aos homenageados. “Devemos ficar atentos, pois as pessoas se acostumaram achar que todas as doenças que se manisfestam em pessoas idosas são ‘próprias da velhice’. Isso é um mito. Muitos problemas atingem pessoas de qualquer idade e não podemos nos conformar com a ideia de carregá-los. Existem tratamentos que curam ou ajudam a minimizar os sintomas”.

O coordenador de Aposentados da Fasubra, Paulo César Vaz alertou para a importância de avançar na luta por maiores conquistas para o segmento de aposentados. “A Bahia tem mostrado sempre sua força com os aposentados representando nossa luta. Essa greve tem mostrado isso. Chama a atenção a força do servidor aposentado da Bahia, que contribui até hoje de forma decisiva e com muita garra para o nosso movimento”.

13/08/2012

Ascom ASSUFBA Sindicato