Janeiro Branco: campanha alerta sobre saúde mental

Slogan da campanha criada em 2014 pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco busca promover a conscientização sobre a saúde mental dos brasileiros, por meio do conhecimento e da compressão sobre temas como ansiedade, depressão, fobias e comportamentos emocionais.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 9,3% (cerca de 19,4 milhões) da população brasileira sofre de ansiedade, colocando o país em primeiro lugar entre os mais ansiosos do mundo.

Outro fator que é foco da campanha é o combate à depressão. A OMS estima que 20% da população tiveram ou terão a doença mental com maior prevalência no Brasil. Um total de 11,5 milhões de brasileiros, ou 5,8% da população sofre com esse problema.

O Brasil é país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

A plataforma online, Vittude realizou um levantamento que coletou informações de 492.790 pessoas, entre 4 de outubro de 2016 e 23 de abril de 2019, que aponta que 37% das pessoas estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. A ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais altos: 63%.

Um dos principais objetivos da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos, com base nos alarmantes dados do Brasil.

Com a ajuda de vereadores e deputados estaduais, o foco da campanha é oficializar por meio de Lei o Janeiro branco. As ações do grupo, realizadas entre os estados podem ser acompanhadas através do site https://janeirobranco.com.br/ e também para quem desejar colaborar com a campanha e ajudar na conscientização a promoção de uma boa saúde emocional e mental.

 

“Por um mundo melhor e uma humanidade com mais amor e mais responsabilidade em relação a si mesma e em relação a cada uma das suas partes.” Frase usada na divulgação da campanha.