Jornada em defesa da democracia e da educação nesta terça e quarta-feira (4 e 5/12)

As entidades da educação federal realizam, nesta terça e quarta-feira (4 e 5/12), atividades nos estados em defesa da democracia e da educação pública.

Nesta terça-feira (4/12), as entidades de base promovem mobilizações e manifestações unificadas nas instituições de ensino, com debates sobre o tema “Defesa da Democracia e 30 anos da Constituição Federal de 1988”.

Já na quarta-feira (5/12), será realizada audiência pública, às 9h, no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, com o objetivo de comprometer os parlamentares com a educação pública. Às 14h haverá o relançamento da ‘Frente Nacional Escola sem Mordaça’ e, às 14h30, a mesa de debate: “Os desafios da educação pública em tempos de restrição democrática”.

As  mobilizações foram  aprovadas  em  reunião de entidades da educação, entre elas ANDES-SN, FASUBRA, Sinasefe, Andifes, a ‘Frente Escola sem Mordaça’ e entidades do movimento estudantil, UNE e UBES.

A Direção Nacional da FASUBRA tem participado ativamente do movimento em defesa da democracia e da universidade pública e, em conjunto com as entidades, têm se mobilizado para combater os recentes ataques à educação, sejam eles dentro ou fora do Parlamento.

O entendimento da direção é buscar a unidade com todos os segmentos para que seja possível enfrentar as possíveis ameaças do futuro governo, tais como as ações policiais e judiciais nas instituições de ensino para cercear o livre debate, a possibilidade de transferência das universidades federais do Ministério da Educação (MEC) para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e o fim da estabilidade.

As entidades que participam da frente também enviaram documentos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reivindicando audiência pública para debater os ataques à educação e assinam uma carta conjunta em defesa da educação pública que será distribuída nas mobilizações.

Fonte: FASUBRA