Lamentavelmente, Bolsonaro não vê Educação como pauta de prioridade

O presidente Jair Bolsonaro apresentou na última semana uma lista de pautas de prioridades a serem tratadas pelo Congresso Nacional neste ano, A educação, no entanto, não foi incluída. O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e cientista político, Daniel Cara, avaliou como será o cenário brasileiro se o país ficar com ausência de pautas para a área em 2020.

De acordo com o cientista político, existem atualmente, 2,8 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, com idade entre 4 e 17 anos, justamente na fase de escolaridade obrigatória. Se nenhuma pauta sobre o tema for levado ao Congresso, projetos como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em política pública com importante papel no financiamento para o ensino infantil, fundamental e médio, poderão ser comprometidos e até extintos. 

A falta de orçamento e de prioridade para a reduação tendem a comprometer o escopo traçado para o setor, que tem metas como universalização do ensino e elevação da escolaridade média da população.