Liberação de agrotóxicos no país é a maior desde 2015

Desde o início do governo Jair Bolsonaro (PSL) até julho de 2019, foram liberados 290 agrotóxicos para serem utilizados nas plantações. Em maio, o número de aprovados chegava a 169. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o ritmo de liberação dessas substâncias é o maior do país desde 2005. O Ministério afirma que tamanha velocidade se dá devido “medidas desburocratizantes” adotadas desde o início do mandato do presidente Bolsonaro.

Agrotóxicos são substâncias que podem ser utilizados para redução de fungos, afastar insetos e plantas indesejáveis nas plantações comerciais. Podem causar efeitos colaterais por exposição crônica, além de doenças como: câncer, doença de Parkinson, esterilidade e alergias.

Último levantamento realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2016 informa que alimentos como laranja, abacaxi, couve, uva e alface possuem maiores índices de resíduos com potencial de “risco agudo” para quem os consome.

Atualmente, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos em números absolutos do mundo. Em 2017, foram utilizados 539,9 mil toneladas de pesticidas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).