Luta pela EBSERH continua

O PLC 79/11, projeto que prevê a criação de uma empresa privada para administrar os hospitais universitários federais está tramitando no Senado. Mesmo sob forte rejeição e grande polêmica com entidades representativas dos trabalhadores da educação e da saúde, que argumentaram que o Projeto de Lei 1749/2011 abre espaço para a privatização dos Hospitais Universitários (HU’s) o projeto foi aprovado na câmara e agora segue no Senado.  

Essa luta na Câmara se deu com mobilização dos servidores do COM-HUPES e MCO aqui na Bahia e poucos parceiros, entre eles a Deputada Federal Alice Portugal PC do B / BA que quase solitariamente defendeu nossos hospitais, segundo ela. “Entre tantos riscos este projeto admite interferência nas atividades da universidade, bem como a cessão de direitos sobre a produção científica nos hospitais, principal campo de criação do conhecimento na área da saúde”.

 Já no Senado, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou parecer contrário à criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por entender que a ambiguidade das normas que são criadas para reger a Ebserh não representam apenas o início de um imbróglio jurídico, mas evidenciam, também, a certeza de sua inoperância e da criação de uma instituição que tende a ser marcada por desmandos administrativos.

Renato Jorge disse que agora o trabalho será o de convencer os senadores para que votem contra essa matéria nefasta aos hospitais e seus servidores. “Vamos lutar intensamente contra o PLC 79/2011 por entendermos que levará à deterioração das relações de trabalho e da carreira dos trabalhadores dos HU’s por legalizar a contratação via CLT, e ferir a autonomia universitária”

Ascom ASSUFBA Sindicato
22/11/2011