Maioria das mulheres negras não exerce trabalho remunerado, diz estudo

Dados da pesquisa realizada pela consultoria “Indique Uma Preta” e pela empresa Box1824, divulgada nesta quarta-feira (28/10), revelam que menos da metade das mulheres negras no Brasil trabalham de forma remunerada (54%). Entre as entrevistadas que não estavam trabalhando, 39% estão em busca de emprego.

A reportagem ainda indica que apenas 8% das que estão trabalhando ocupam cargos de gerente, diretora ou sócia proprietária.

Já em relação as mulheres que estavam trabalhando (46%), 20% ocupavam funções autônomas. Das trabalhadoras no mercado formal, apenas 2% ocupavam cargos de diretora, 3% de sócia proprietária e outros 3% de gerente.

O levantamento ainda ouviu casos de assédio vividos pelas trabalhadoras. Mais da metade (51%) afirmaram ter escutado piadas relacionadas a cor, cabelo ou aparência no ambiente de trabalho, enquanto 49% disseram já terem se sentido desqualificadas profissionalmente. Quanto a opiniões, 37% contaram que tiveram posicionamentos silenciados, enquanto pessoas brancas eram ouvidas ou valorizadas.

A pesquisa “Potências (in)visíveis: a realidade da mulher negra no mercado de trabalho” entrevistou mil mulheres negras, com idades entre 18 e 65 anos, entre os meses de março e setembro deste ano.