Maioria dos trabalhadores querem presença do sindicato em negociação

A reforma trabalhista de Temer vai gerar desemprego. Essa é a opinião de 72% dos entrevistados pela pesquisa Vox Populi/CUT, divulgada esta semana. Além disso, 60% considerou ruim ou péssimo negociar sozinho com o patronato, sem a presença do sindicato, o que reforça que a população reconhece o trabalho e a importância do movimento sindical no Brasil.

A maioria também foi contrária ao dispositivo que permite à mulher gestante ou lactante trabalhar em locais insalubres, mediante um atestado médico. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) disseram que isso é bom só para os patrões e 18%, para ninguém. Nas demais respostas, 11% acreditam que é bom para ambos e 6%, para os empregados, enquanto 14% não responderam ou não souberam responder.

O Nordeste é a região do Brasil que mais rejeita a reforma trabalhista, 63% de reprovação. Esse índice é de 57% no Sudeste, 50% no Centro-Oeste e 48% no Sul. É um pouco maior entre homens (58%) do que mulheres (56%), e entre adultos (59%) do que jovens (57%) e maduros (49%). Também sobe, para 59%, entre pessoas de nível superior e com renda equivalente a até dois salários mínimos.

Foram entrevistadas 1.999 pessoas nos dias 29 e 31 do mês passado, em 118 municípios de áreas urbanas e rurais. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos, com intervalo de confiança de 95%.

Vale destacar que o desemprego no país chega a índices alarmantes, com mais de 13,8 milhões de desempregados. No trimestre de março a maio, a taxa alcançou 13,3%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Fonte: CTB Bahia