Mais que 70% dos reajustes salariais negociados em julho ficam abaixo do INPC

O desgoverno de Jair Bolsonaro continua desfavorecendo os trabalhadores em tempos de carestia desenfreada. O resultado preliminar das negociações salariais coletivas em julho mostra que 70,3% dos reajustes estão abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado.

Nas indicações do boletim mensal Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a proporção de reajustes iguais ao INPC foi de 4,4% e a de reajustes acima do INCP foi de 25,3%. O piso salarial mediano foi de R$ 1.441 e o piso médio foi de R$ 1.476.

De acordo com o boletim, em julho houve 70 acordos e 21 convenções. Um absurdo, se levar em conta que o cálculo de gastos para sobrevivência básica no país ultrapassa destes valores, principalmente quando se tratam de chefes de família.

O informativo diz ainda que em junho 41,3% dos reajustes ficaram acima do INPC, sendo a maior proporção dos últimos 12 meses, e o reajuste mediano ficou igual ao INPC acumulado.

 

Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil