Mais uma do governo. MEC prevê mudança na distribuição de recursos para as universidades federais

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, defendeu que sejam repassadas as verbas para as universidades federais de acordo com índices de desempenho de cada instituição. O novo modelo pode começar a ser implementado em 2020.

Vale lembrar que a pasta sofre cortes desde o início do governo Bolsonaro (PSL), inviabilizando o funcionamento de muitas universidades. Muitas instituições já informaram não ter capacidade de honrar com os compromissos financeiros neste segundo semestre. 

Técnicos avaliam nova mudança e estudam usar um dos indicadores de desempenho- o ranking de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) – para então determinar qual universidade terá prioridade no desbloqueio dos recursos.

Cortes e Future-se

Cortes no setor da educação vêm se intensificando no decorrer do governo. Em março, foram bloqueados R$ 5,8 bilhões. Em abril, houve contingenciamento de 30% do orçamento, o que levou a população às ruas contra decisão. Em julho, o bloqueio chegou a R$ 348,47 milhões.

Além dos cortes realizados, o MEC lançou o projeto Future-se, que, entre outros ponto, tem como proposta a criação de um fundo privado para financiamento das universidades federais.