MEC abre inscrições para exame de certificação para adultos no exterior

Estão abertas as inscrições para os brasileiros residentes no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada e estão em busca de certificação. O prazo para se inscrever termina no dia 31 de março. Paras os brasileiros que moram no país as inscrições começam nesta segunda-feira (17) e também terminam dia 31. Ambas devem ser feitas pelo site do Encceja.

Os resultados do Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) no exterior permitem ao candidato obter a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio. Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Para quem pretende o certificado para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos na data do exame.

No Brasil, para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, podem fazer o exame pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Os exames serão aplicados em 1° de junho de 2014, em todas as unidades da Federação. A certificação para o ensino médio é feita via Enem.

No exterior, haverá provas do Encceja em Ota, Hamamatsu e Nagóia, Japão; Lisboa, Portugal; Bruxelas, Bélgica; Caiena, Guiana Francesa; Boston e São Francisco, Estados Unidos. A aplicação será realizada pelo Inep, em parceria com as respectivas representações diplomáticas brasileiras. A certificação caberá à Secretaria de Educação do Distrito Federal.

No Japão, as provas do ensino fundamental serão realizadas em 31 de maio próximo, de manhã e à tarde, de acordo com as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão realizadas em 1º de junho, também em dois períodos, de acordo com as áreas do conhecimento.

Em Portugal, Bélgica, Guiana Francesa e Estados Unidos, os exames para o ensino fundamental serão aplicados em 7 de junho, nos turnos matutino e vespertino, conforme as áreas do conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, as provas serão aplicadas em 8 de junho.

 

Fonte: http://g1.globo.com/educacao