Medicamento contra a Covid-19 para uso emergencial é aprovado pela Anvisa. Imunização contra o vírus deve continuar

O uso emergencial do medicamento Paxlovid contra a Covid-19 foi aprovado pela Anvisa. O composto é produzido pela farmacêutiva Pfizer e já é aplicado em diversos países, como Israel e Estados Unidos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o remédio será indicado para maiores de 18 anos que corram risco de agravamento da doença, mas que ainda não precisem de oxigênio suplementar.

“Trata-se de mais uma ferramenta para evitar complicações”, disse a diretora da Anvisa, Meiruze Sousa Freitas, relatora do pedido para uso. A utilização do medicamento é via oral e será administrado em casa, com exigência de prescrição médica. A entidade ainda reforçou que o Paxlovid não deve ser usado de forma preventiva.

A vacinação, no entanto, deve continuar. De acordo com especialistas e pesquisadores, esta é mais uma forma para lidar com a doença, mas não substitui a necessidade e a importância da vacinação”, além das demais medidas preventivas, como uso de máscaras e higienização das mãos.