MEIO AMBIENTE: No Dia Mundial da Água, evite o desperdício e aprenda a ser sustentável

Nesta quinta (22), é comemorado o Dia Mundial da Água. Este ano, o tema é Segurança da Água e da Comida, com a preocupação voltada para o aumento da população e a falta de recursos.

Pensando na preservação da água, recurso natural indispensável para a vida dos seres humanos, Salvador e Região Metropolitana estão com uma ampla programação com campanhas educativas, apresentações teatrais e exibição de grupos culturais junto as comunidades.

O consumo exagerado, desperdício e falta de conscientização dos seres humanos são fatores que motivarão a poluição e consequentemente a escassez do recurso nos próximos anos, na opinião do ambientalista e presidente da Ong Amigos da Onça, Marcell Moraes. Segundo Moraes, em países como a China o consumo da água é racionado, já no Brasil, devido à facilidade do recurso e o preço da taxa mensal não ser um dos mais elevados, muitas comunidades ainda não aderiram à cultura de preservação da água.

Por conta disso, a Ong aderiu uma campanha intitulada “Faça Xixi no Banheiro” que tem como objetivo evitar o desperdício de 12 litros de água tratada com flúor e cloro a cada descarga realizada nas residências.

“Muitos consomem e desperdiçam muito. A campanha mostra que, com exemplos simples, como reduzir o tempo da ducha para 8 minutos e fazer xixi durante o banho pode gerar uma economia relevante de água, já que foi comprovado por vários dermatologistas que o gesto não representa nenhuma possibilidade de aquisição de doenças.

A água não vai acabar, mas se não houver uma conscientização urgente por parte das comunidades, ela ficará bastante poluída e pouco acessível à vida humana”, alerta o ambientalista.

Programação – Com o tema “Água: responsabilidade de todos”, a Embasa promove de hoje até o dia 31 de março, na capital e nas diversas unidades regionais da empresa, vários eventos para educar os usuários quanto ao uso sustentável da água, além de conscientizar sobre a responsabilidade de todos na sua preservação.

Em Salvador e Região Metropolitana, a programação educativa está repleta de atrações como palestra, apresentação teatral, em parceria com o Sesi, e exibição de grupos culturais das respectivas comunidades.

As apresentações acontecerão no Terminal Turístico Mãe Mirinha (Lauro de Freitas), Teatro Cidade do Saber (Camaçari), nos centros sociais urbanos dos bairros de Castelo Branco, Pernambués e Liberdade, na Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar a partir das 9h de hoje.

FONTE: Tribuna On Line e Portal R7