Ministério da Saúde vai definir ações prioritárias

A equipe do Ministério da Saúde do governo de Lula vai definir, juntamente com gestores dos estados e municípios, as ações prioritárias da pasta. Reduzir filas para diagnósticos, cirurgias, aumentar a imunização contra doenças, além da retomada do Farmácia Popular e do Mais Médicos estão entre as prioridades. 

O governo de Bolsonaro deixou o Brasil em uma situação muito frágil, principalmente quando o assunto é saúde. A promessa da nova ministra Nísia Trindade, é que o Ministério da Saúde volte a atuar em uma lógica interfederativa (entre os entes federados), e por isso, a definição dos esforços do Sistema Único de Saúde precisa ser conjunta. Além disso, o governo vai dar mais atenção à situação da imunização no país, na qual, todas as vacinas oferecidas pelo SUS registram baixa cobertura atualmente.

Mais Médicos

Outro ponto que vai ser debatido é a retomada do programa Mais Médicos, que reforçava a atenção primária de saúde no SUS, em municípios pequenos, remotos e locais de vulnerabilidade. A iniciativa foi criada no governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), mas desmontada por Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, o objetivo do programa é oferecer mais espaço para profissionais brasileiros.