Ministro da Educação defende interferência de Bolsonaro nas universidades

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em “singela” ameaça, disse em entrevista que “em um futuro próximo”, o Conselho Nacional de Educação terá ainda mais pessoas com visões coerentes com a do presidente. O ministro afirmou que defende a nomeação de reitores alinhados com Bolsonaro nas universidades públicas.

“Tenho um estilo diferente, mas sei exatamente onde quero chegar”, disse Ribeiro, ao ser questionado sobre a proximidade de sua gestão com a do ex-ministro Abraham Weintraub. “Por exemplo, no caso das listas tríplices das universidades, vamos seguir exatamente o que diz a lei: a palavra final é do presidente da República. Se ele escolhe sempre o nome mais alinhado com o governo, é isso que nós vamos defender”, continuou.

Atualmente e seguindo a tradição, as IFES têm os reitores nomeados através da lista tríplice, em que o mais votado assume o cargo. Porém, desde que assumiu o poder, Bolsonaro vem interferindo nesse processo elegendo por critério próprio um candidato da lista.

Ribeiro elogiou ainda as indicações do antigo ministro da pasta, para o Conselho Nacional de Educação (CNE). “Em termos de princípios e valores, eu sou tão conservador quanto o Abraham Weintraub (..) fiz uma análise dos nomes indicados pelo Weintraub, e constatei que são pessoas qualificadas, com uma visão muito próxima à minha. No futuro próximo, teremos dentro do CNE um amálgama de visões educacionais muito coerentes com a visão do presidente Bolsonaro. É o que nós queremos para o MEC”, disse.