Mobilização é foco do Comando Local de Greve

27/06/12 – Tarde intensa de debates ontem (26), na sede da ASSUFBA. Com a presença de representantes do Comando Local de Greve e de Servidores Técnico-administrativos de várias unidades, a categoria fez um balanço das ações implementadas pelo movimento grevista com o objetivo de definir os próximos passos da mobilização. “O que vimos com o Arrastão de Greve que fizemos hoje pela manhã nas diversas unidades da UFBA é que a adesão dos nossos colegas ao movimento grevista é muito forte”, afirmou Mário Sérgio, coordenador de esporte da ASSUFBA.

Fotos: Eduardo Paranhos

No momento de avaliação da greve, a maioria dos servidores manifestou a necessidade de pressionar o Governo por negociação. Para Renato Jorge Pinto, servidor técnico-administrativo, o movimento nacional ainda tem muito que acelerar. “Pela leitura deste último informe da Fasubra, não há nada no horizonte, nenhuma medida de força no sentido de pressionar a abertura de negociação com instâncias governamentais”, constatou Renato. Durante a reunião foi questionado também pelo CLG a representatividade do CNG, este atualmente composto por menos de 50% das Universidades que constam no IG como participantes do movimento nacional.

União de esforços – A coordenadora de comunicação da ASSUFBA, Cássia Maciel, destacou a importância do diálogo da categoria com os professores e estudantes, que também estão com suas atividades paralisadas. “O mais importante neste momento é conhecer a real possibilidade de unificação do movimento”, afirmou a dirigente.

Foto: Eduardo Paranhos

A professora da Faculdade de Educação da UFBA e integrante do comando da greve docente, Nair Casagrande, esteve presente na reunião do CLG e destacou pelo menos três pautas comuns aos três segmentos: a luta contra a EBSERH, a defesa por mais concursos públicos, ao que o CLG destaca que deve ser acrescentada a implantação dos Turnos Contínuos, estes uma constante reivindicação da ASSUFBA, como frisou a coordenadora geral da ASSUFBA Nadja Rabello.

Como indicação ao CNG/Fasubra, o CLG UFBA aprovou: sugerir ao CNG uma campanha de valorização dos servidores públicos, junto com os demais servidores públicos federais; indicar para o CNG a realização, no dia 06/07, de atos nas portas dos HU’s, contra a EBSERH; indicar para o CNG a realização, nos dias 12 e 13/07, vigília nas Reitorias e Caravanas a Brasília, exigindo negociação já. Todas as propostas foram aprovadas pelos presentes, por unanimidade.

Confira o Calendário aprovado pelo CLG UFBA:

02/07 – Participação no “Dois de Julho” com cara própria da categoria;
03/07 – Ato no Aeroporto DLEM para conversar com deputados baianos;
04/07 – Reunião Organizativa Conjunta dos três comandos locais, dos técnicos-administrativos, dos docentes e discentes da UFBA, às dezenove horas, na Sede da Assufba;

05/07 – Realização de Assembleia Geral no portão de entrada do Campus de Ondina (será reavaliada na reunião do CLG, no dia 03/07, em função das chuvas em Salvador).