Mobilização intensa. ASSUFBA percorre unidades da UFBA, em Ondina, e convoca categoria para assembleia e Greve Nacional da Educação

Na ASSUFBA, a mobilização é intensa, sobretudo, diante da conjuntura atual. Na manhã desta quarta-feira (08/05), a Coordenação do Sindicato percorreu as unidades da UFBA, em Ondina, para dialogar com os servidores sobre a importância da participação na Assembleia Geral desta quinta-feira (09/05), às 9h, no auditório da entidade. Entre os itens da pauta, a Greve Nacional da Educação, marcada para 15 de maio. 

O Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, lembrou aos trabalhadores que inicialmente o mote da Greve Nacional da Educação era denunciar e mostrar resistência à Reforma da Previdência, que na prática acaba com a aposentadoria dos brasileiros, prejudica a nação e beneficia apenas o setor financeiro. Mas, diante do anúncio de cortes das verbas federais para educação superior e básica a mobilização ganhou novas causas.

Na UFBA, por exemplo, após ter R$ 37,342 milhões do orçamento de custeio bloqueado pelo Ministério da Educação, a Universidade Federal da Bahia sofreu um novo ataque. Segundo a instituição, o governo bloqueou  R$ 55.906.411 do orçamento para o ano de 2019.

Em cada local de trabalho, os coordenadores da ASSUFBA ressaltaram o quanto é fundamental que o trabalhador participe deste momento de resistência. Bolsonaro já deu diversas demonstrações de que pretende continuar as ofensivas contra a educação e os serviços públicos. O governo faz perseguição ideológica e tenta censurar as universidades federais, locais onde há pensamento crítico. Durante as visitas, a receptividade foi bastante positiva. Os Técnico-Administrativos em Educação se mostraram dispostos a engrossar o coro contra o desmonte das instituições. 

Assembleia

Além da Greve Nacional da Educação, a assembleia desta quinta-feira (09/05) tem como pontos de pauta a Reforma da Previdência; corte de recursos nas universidades e no Sistema Federal de Ensino do país; corte de recursos nas Universidades; informes sobre os adicionais de insalubridade e periculosidade; informes jurídicos; e o que ocorrer.