Moção de apoio a UFRB pela posse da Reitora eleita

A Universidade Pública é uma instituição dedicada à produção de conhecimento e à formação da cidadania, ambiente democrático de debate e livre pensamento, que serve de transformação não só para o seu corpo interno (trabalhadores e estudantes) como para a sociedade.
A UFRB, conquistada pela luta do povo do Recôncavo baiano, é o maior investimento público desse território, que vem contribuindo para a retomada do seu desenvolvimento econômico, social e cultural, mudando a história de estagnação econômica ao longo do último século. A UFRB cria oportunidades e projeta este território no cenário baiano, nacional e internacional, através das suas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

A UFRB é um projeto de universidade inovador, popular, comprometido com a interiorização do ensino superior na Bahia (mais de 90% dos estudantes são oriundos do Estado); com a inclusão social e a diversidade e com a qualidade acadêmica, ofertando 49 cursos aos mais de 12 mil estudantes. Que somados ao corpo docente, técnico e de terceirizados produzem um grande capital social, movimentando a economia ao circularem e se fixarem pelos municípios do Território e do seu entorno. Desde a sua criação, a UFRB tem clareza da importância do diálogo e convivência com os povos, as comunidades, a produtividade e as culturas do território para produzir novos conhecimentos e práticas socioprofissionais. Ações que visam a troca de experiências e saberes, que vêm mudando a vida das pessoas e dos lugares, transformando a própria universidade e o desenvolvimento urbano e rural.

Reitorados que até o momento, e temos certeza que assim deva permanecer, tem honrado o compromisso com o nosso Território, através de uma gestão transparente e atuante na intermediação com os poderes públicos e as representações sociais locais.

A escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) na UFRB, há mais de 10 anos, foi um processo democrático e com consulta à comunidade acadêmica de forma lícita e acompanhada de perto pela comunidade local. Contudo, para a nossa preocupação e surpresa, a última eleição para escolha do novo reitor ou reitora, tem sido questionada, inclusive judicialmente, por aqueles que não conseguiram apoio às propostas político-administrativas e acadêmicas, tentando atropelar a expressa vontade da comunidade universitária e a decisão autônoma do CONSUNI, desrespeitando as Leis, as instâncias dirigentes da autarquia e a maioria absoluta da Comunidade acadêmica.

Pela preocupação quanto aos rumos democráticos e o projeto popular da UFRB, a ASSUFBA/SINDICATO manifesta seu repúdio aos atos oportunistas de docentes que não comungam com uma universidade pública inclusiva e popular, e o total apoio ao Conselho Universitário e à comunidade acadêmica, exigindo como cidadãos e cidadãs, trabalhadores (as) e pais e mães de família, que o Ministério da Educação garanta imediatamente a posse da Reitora eleita pela comunidade e primeira da lista tríplice, professora Georgina Gonçalves dos Santos.

A ASSUFBA/SINDICATO conclama toda a Comunidade do Recôncavo para defender este projeto de Universidade pública, democrático e inclusiva.