MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR ANTÔNIO LOPES, CONTRA OS ATAQUES RACISTAS, NA ELEIÇÃO DA FAMED/UFBA

É com indignação n’alma que a ASSUFBA Sindicato vem por meio desta manifestar o seu REPÚDIO coletivo contra os atos racistas ocorridos durante a campanha eleitoral para a escolha da nova diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, primaz do Brasil. Sabemos que a violência contra o candidato da Chapa 1, composta pelos professores ANTÔNIO LOPES e Eduardo Reis é inaceitável.

O PROF. DR. ANTÔNIO LOPES foi vítima de ataques racistas, através das redes sociais. O que mostra a covarde vilania dos seus detratores. Possuindo um extenso currículo, com dois Mestrados; Pós-Doutorado; mais de 150 artigos publicados; É Membro Titular da Academia de Medicina da Bahia, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Americana de Nefrologia e da Sociedade Internacional de Nefrologia; além de ter mais de 40 anos da sua trajetória dedicada à docência, o docente, ainda sim, é alvo da mesma discriminação que não só tenta desmoralizar, mas também desumaniza, criminaliza, e extermina dezenas de vidas negras no país diariamente.

Neste momento histórico afirmamos que, à medida em que a sociedade brasileira avança em defesa dos direitos dos marginalizados e as pessoas negras conquistam novos espaços, as vozes roucas da casa grande escravocrata se levantam e insistem em não admitir que os lugares, antes seletos à elite branca e abastada da população, sejam democraticamente disputados por quem também possui o direito de ocupá-los. Vale lembrar que, se eleito, ANTÔNIO LOPES se tornará o primeiro negro a ser Diretor da Faculdade de Medicina da UFBA em mais de 208 anos de existência. A simples candidatura já é uma vitória.

É repugnante testemunhar essa manifestação de ódio ocorrer na capital mais negra e primaz do Brasil. A ASSUFBA Sindicato se opõe veementemente contra qualquer ato racista ou discriminatório e reforça o seu apoio, apreço e admiração ao professor ANTÔNIO LOPES neste momento de luta democrática. Exigimos a punição dos(as) responsáveis e a imediata resposta da justiça perante tais ataques. Exigimos respeito! Fascistas não passarão!

Vale lembrar que esta semana o mundo assistiu horrorizado ao episódio vexatório protagonizado pela torcida espanhola do Valência contra o jovem jogador brasileiro VINÍCIUS JR, do Real Madrid; quando diversas personalidades, autoridades e entidades nacionais e internacionais – incluindo o PRESIDENTE LULA – se manifestaram em solidariedade ao nosso jogador se posicionando contra o racismo.

Fica aqui o APLAUSO, APOIO E RECONHECIMENTO da categoria aos Professores ANTÔNIO LOPES e EDUARDO REIS com a certeza de que outra Universidade é possível. Abaixo o racismo! Abaixo os racistas! Abaixo a violência!!!

SOMOS TODOS PROFESSOR ANTÔNIO LOPES, VINÍCIUS JR, JOÃO CÂNDIDO E ZUMBI DOS PALMARES!