MP aprovada por Bolsonaro permite que cargos de confiança sejam ocupados por candidatos indicados, sem avaliação técnica

Jair Bolsonaro e seus aliados mostram-se, a cada dia, serem contra a democratização nos cargos públicos. No domingo (19/09), foi sancionada a Medida Provisória que reestrutura cargos de confiança do governo e veta a imposição de avaliação técnica do candidato à vaga. Ou seja, quem possui a qualificação necessária, pode, facilmente, ter o seu lugar ocupado por uma indicação.

A regra seria aplicada para os chamados cargos de livre nomeação da administração pública, como assessores, secretários e diretores de órgãos. Nada mais é do que uma estratégia de manipulação do presidente genocida para reeleição em 2022 e uma forma de acabar com o serviço público.

Com a MP, Bolsonaro só o mostra o quão manipulador é o seu governo. Além de tirar a pré-seleção que determina aptidão para o cargo, a medida ainda define quais autoridades seriam responsáveis por determinadas nomeações nos órgãos federais.

 

Umas das principais bandeiras da campanha eleitoral de Bolsonaro, em 2018, foi ancorada em críticas ao “loteamento do governo” e na defesa de uma composição técnica da equipe do Poder Executivo. Pelo visto, tudo era balela.