Mulheres assinam 72% dos artigos científicos publicados pelo Brasil

O Brasil publicou, entre 2014 e 2017, aproximadamente 53,3 mil artigos, dos quais 72% são assinados por pesquisadoras mulheres. O número torna o país íbero-americano com a maior porcentagem de artigos científicos assinados por mulheres seja como autora principal ou como co-autora. Os dados são da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos).

Atrás do Brasil, estão Argentina, com 67% dos artigos publicados, Guatemala (66%) e Portugal (64%). Do lado oposto aparecem El Salvador, Nicarágua e Chile, com mulheres participando em menos de 48% dos artigos publicados por cada país.

A OEI analisou ainda a produção científica da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Foram analisados os artigos publicados na chamada Web of Science, em português, web da ciência,  um banco de dados que reúne mais de 20 mil periódicos internacionais.

Os dados fazem parte do estudo As desigualdades de gênero na produção científica ibero-americana, do Observatório Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade (OCTS), instituição da OEI.