Mulheres no Brasil possuem renda inferior a dos homens, aponta ONU; diferença chega a 41,5%

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta segunda-feira (9/12), um levantamento que apresenta um contraste de gênero altíssimo no Brasil. De acordo com os dados, mesmo estudando mais e estando em melhores condições de saúde, as mulheres no Brasil possuem renda inferior a dos homens de 41,5%. As informações fazem parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e estão inseridas no Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG).

Maiores números de anos de escolaridade e de estudo não são suficientes para que as mulheres sejam reconhecidas merecidamente no mercado de trabalho. A Renda Nacional Bruta (RNB) per capita brasileira, em 2018, foi de U$ 17.827 para o homem, enquanto para mulher foi de apenas U$ 10.432. O IDG brasileiro foi contabilizado em 0,995, valor inferior ao de países como Uruguai (1,016), Rússia (1,015) e Venezuela (1,013), por exemplo.

A ONU também divulgou nesta semana o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Brasil ficou em 79° no ranking, com 0,761. O IDH é medido anualmente e quanto maior, mais desenvolvido o país.