Museu da UFBA participa de Feira de Artesanato Senegalês no Espaço da Cruz Caída

A partir desta quarta-feira (09/07), acontece a abertura da Feira Internacional de Artesanato Senegalês, no Espaço da Cruz Caída, localizado na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador. Disponível até 15/07, a mostra é realizada pelo Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (Mafro/UFBA) em parceria com o Governo do Senegal através do Reunion First África e o África 900, a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM).

Além dessa iniciativa, os parceiros também organizam o projeto “Caravana para a promoção da cultura africana” cujo objetivo é a interlocução entre o Senegal e o Brasil, a fim de fortalecer as relações entre o grupo senegalês de artesãos e a comunidade baiana.

A programação da Caravana ocorrerá em dois momentos. O primeiro é a Feira de Artesanato Senegalês no espaço da Cruz Caída, que contará com estandes com esculturas e produtos artesanais confeccionados em madeira e couro, roupas produzidas em tecidos de padrões singulares e acessórios produzidos por um grupo de artesãos reconhecidos fora do Continente Africano pela forma com que transformam a matéria prima em peças de rara beleza estética.

O segundo momento será a Exposição de Arte Senegalesa, que acontecerá de 14 de julho a 14 de agosto, no Museu Afro Brasileiro da UFBA, localizado na Faculdade Medicina no Terreiro de Jesus. A mostra apresentará obras da tradicional arte escultórica do Senegal.

Tanto a exposição como a feira de artesanato percorrerão os municípios do Recôncavo baiano e cidades da Região Metropolitana contemplados pelo projeto: São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Cruz das Almas, Cachoeira, São Felix, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.

Fonte: UFBA