Na luta por direitos, técnico-administrativos da UFBA participam da Lavagem do Bonfim

Com muita fé, mobilização e devoção, os técnico-administrativos da UFBA participaram da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, nesta quinta-feira (12/01). Carregando as bandeiras de luta para 2017, os servidores saíram em cortejo pelas ruas do Comércio, saindo da Basílica da Conceição da Praia em direção à Igreja do Senhor do Bonfim, exclamando as insatisfações contra as medidas que têm sido tomadas pelo governo de Michel Temer.

Para o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e membro da FASUBRA, Paulo Vaz, a Lavagem do Bonfim é o momento de juntar o religioso, o profano, o político, e ir ás ruas mostrar a força da categoria. “Geralmente, a festa é nosso pontapé inicial do ano. Em 2017, nossa grande batalha será contra a reforma da Previdência, visando não permitir esse retrocesso, além de lutar contra as reformas do Ensino Médio e das Leis Trabalhistas”.

Além disso, Paulo Vaz pontuou que este ano “promete ser bastante intenso, afinal de contas não vamos esquecer da nossa maior bandeira que é o FORA TEMER”.

IMG_0328

Debaixo de um sol de 30º, os servidores, que seguiram acompanhados de uma banda de fanfarra, seguravam faixas onde continham frases como “Cadeia para todos os corruptos”, “Contra privatização dos Hospitais Universitários” e “Por melhores condições de trabalho nas Universidades Federais”.

IMG_0335

“É momento de aproveitar para colocar nossas palavras de resistência, defendermos os direitos da classe como um todo. Vivemos um momento difícil, de enfrentamento muito grande, e a gente quer dialogar com o povo, a partir das nossas bandeiras, mensagens e mobilizações”, destacou Aurino Pedreira, presidente da CTB no estado.

Ao longo de todo o percurso era possível perceber o apoio da população que aproveitava o festejo e demonstrava aceitação à luta sindical e à indignação com as medidas do governo Temer.

IMG_0332

O coordenador de Formação Sindical, Antônio Bomfim, ressaltou que 2016 foi terrível para todos os trabalhadores e este ano a Assufba já está mobilizada para fazer frente a todo esse cenário adverso, que tende a prejudicar toda população brasileira.

“O governo Temer quer colocar e fazer com que homens e mulheres trabalhem até os 65 anos e nós não concordamos, afinal ele já é um aposentado precoce, com a sua camarilha. Por isso nós participamos da Lavagem do Bonfim, com toda energia e alegria, mas acima de tudo, com responsabilidade e a consciência crítica de que juntos nós podemos mais e mudar essa realidade”, salientou Antônio Bonfim.

Fotos: Eduardo Paranhos/Foco Filmes