Na PROAD, Coordenação da ASSUFBA debate sobre realidade da UFBA e dos servidores

O projeto ASSUFBA Itinerante fez parada, na manhã desta quarta-feira (16/10), na PROAD-UFBA (Pró-Reitoria de Administração). O Coordenador Geral do Sindicato, Renato Jorge, iniciou a conversa traçando um panorama sobre os impactos da conjuntura nacional para os Técnico-Administrativos em Educação.

O governo Bolsonaro aplica uma política de austeridade. Empenha todos os esforços para aprovar a reforma da Previdência, que, entre outras coisas, institui contribuição progressiva para os servidores, que varia de 7,5% a 16,79%.

Outra proposta perversa é a reforma Administrativa, que prevê a revisão de licenças e gratificações, avaliação de desempenho, fim da estabilidade para novos servidores e “regras de transição” para os atuais funcionários públicos.

Diante de tantos ataques, Renato afirmou que “mais uma vez, os servidores públicos são colocados como o vilão da história”. Reforçou ainda que a categoria já sofre sem reajuste salarial e não há previsão no orçamento de 2020 para correção.

O governo deixa claro que quer desmontar a educação e as universidades públicas federais. Um exemplo claro é o Future-se, programa que abre brecha para a privatização das instituições.

 

Turnos Contínuos

Após a Reitoria da UFBA enviar o Ofício Circular 012/2019, do dia 27 de setembro de 2019, que trata sobre os Turnos Contínuos, aos diretores e superintendentes de unidades, surgiram diversas dúvidas entre a categoria.

O Coordenador de Comunicação da ASSUFBA e membro da CAJ-Central, Antonio Bomfim Moreira, que ficou surpreso com o ofício, uma vez que o documento não circulou na reunião ocorrida no dia 26 de setembro, no Conselho Universitário, do qual também é conselheiro, explicou o trabalho que tem sido feito pela Comissão de Ajuste de Jornada.

Bomfim enfatizou a importância dos Turnos Contínuos para o processo de modernização da UFBA. “Por isso, as CAJ’s Locais devem ‘correr’ para resolver as pendências e o funcionamento das unidades tem de obedecer aos padrões. Os setores não podem sofre descontinuidade”, alertou.

Como desdobramento da reunião ocorrida entre a ASSUFBA, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, a Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Denise Vieira, e representantes da CAJ-Central, no último dia 8, foi estabelecido pela Reitoria um prazo de 30 dias, a ser encerrado em 11 de novembro, para que as CAJ’s Locais encaminhem os processos à CAJ Central para conclusão dos relatórios.

Também foi pactuado que a UFBA criaria as condições para que a Comissão pudesse dar atenção especial para atender a demanda, além de fazer a solicitação de liberação dos membros da CAJ-Central para auxiliar na conclusão dos processos nas unidades.

Presente na reunião, o servidor José de Deus reforçou a importância da sindicalização e que é preciso confiar no trabalho do Sindicato, que tem feito o enfrentamento necessário para garantir os direitos dos trabalhadores e evitar retrocessos.