Na PROAE, Sindicato debate com servidores a respeito dos Turnos Contínuos

Nesta quinta-feira (10/10), a ASSUFBA Sindicato realizou reunião com os servidores da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA. Na ocasião, foram debatidos os informes nacionais e locais, as restrições orçamentárias para 2020, as Reformas da Previdência e Administrativa, os ataques e as perseguições do governo Jair Bolsonaro (PSL) aos servidores públicos e a jornada de trabalho. 

Ao iniciar a conversa com os trabalhadores, o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge, apresentou aos presentes o cenário atual dos servidores públicos. Desde o início do governo, a categoria vem sofrendo diversos ataques por meio de decretos e restrições orçamentárias.

Renato Jorge comentou que, desde 2016, os servidores não têm aumento salarial. Para 2020, a previsão de Orçamento não traz nenhuma alteração, deixando os trabalhadores sem reajuste mais uma vez. O governo ataca o funcionalismo e passa para população a falsa imagem de que funcionário público “ganha muito e trabalha pouco”. Quando na verdade, os técnico-administrativos têm o menor salário do serviço público.

Outro ponto tratado foi a reforma administrativa, que, entre outras coisas, prevê o fim da estabilidade no serviço público e desligamento por insuficiência de desempenho. 

Foi conversado também a respeito do Ofício Circular 012/2019, do dia 27 de setembro. O Sindicato havia realizado reunião com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, que admitiu ausência de diálogo com a ASSUFBA no momento de encaminhamento do documento.

O ofício orienta os servidores a retornarem para jornada de 40h, apenas nos locais onde não houve a conclusão do processo de flexibilização da jornada de trabalho. A ASSUFBA, a CAJ Central e a Reitoria da universidade firmaram um acordo para que, em um mês, as CAJ’s locais encaminhem os processos realizados à CAJ Central. O prazo expira no dia 11 de novembro.

Como forma para facilitar este processo de comunicação entre as CAJ’s Locais e Central, foi sugerida a criação de um canal para que sempre mantenham o diálogo referente às dúvidas, com intuito de solucionar os questionamentos dos funcionários.

Outro ponto bastante discutido durante a reunião foi a presença dos servidores nos atos e nas manifestações. Para o Sindicato, a forte movimentação nas redes sociais é tão importante quanto a presença dos trabalhadores nas ruas, participando ativamente da luta contra o sucateamento das universidades federais, contra os cortes na educação, em defesa da autonomia das universidades e dos direitos.

Após a reunião, foi feita uma visita de cortesia à Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cássia Virginia Maciel, para tratar de assuntos de interesse da categoria.

 

Próximas ações

O Sindicato aproveitou a oportunidade para informar aos servidores presentes a respeito de uma reunião com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, marcada para a próxima quinta-feira (17/10), na Sala dos Conselhos Superiores, às 14h. Além desta conversa com o reitor para tratar a respeito dos Turnos Contínuos, no dia 29 de outubro será realizada reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), com pauta única, para que seja dado o posicionamento oficial da UFBA sobre o Future-se, às 14h30. No mesmo dia, após reunião extraordinária, acontece a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019.