Nas ruas, servidores lutam por respeito às mulheres

No último domingo, 8 de março, Dia internacional da Mulher, a ASSUFBA foi às ruas em caminhada com as Técnicas Administrativas em Educação, pedindo por mais direitos e respeito, contra o governo fascista e machista e levantando a bandeira a favor da educação pública e de qualidade.

Apesar da forte chuva que caiu, a manifestação seguiu firme do Cristo da Barra até o Farol, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Figuras importantes que representam a luta da mulher na política baiana, como Alice Portugal, Lídice da Mata e Olívia Santana, marcaram presença na caminhada. 

As coordenadoras de Políticas Sociais e Anti-Racistas, Eliete Gonçalves e Rosângela de Santana, estiveram à frente da mobilização. Elas reafirmaram a importância da presença do Sindicato no ato e também do significado de ter neste novo triênio a representatividade da mulher comandando esta pasta. 

“É um momento de conscientização, trazendo a história de luta e da força de trabalho das técnicas administrativas para as ruas”, expressou Rosângela de Santana.

“Este ato foi importante para ter contato com as mulheres que irão nos ajudar a dar o pontapé em direção à criação do grupo de mulheres dentro das universidades federais da Bahia”, explicou Eliete Gonçalves. 

Eliete ainda falou que a criação do GT servirá para discutir todas as questões pertinentes às servidoras, a manutenção dos direitos das mulheres, a democracia do país, ameaçada no governo Bolsonaro, e fortalecer mais ainda a luta das trabalhadoras, inserindo a ASSUFBA no cotidiano delas. Sobre o governo machista, ela completou: “Ele não nos serve”.

O Sindicato segue na luta por uma sociedade sem violência e discriminação, justa, igualitária, que respeite os direitos e as escolhas das mulheres.