Negros são maioria nas universidades públicas pela primeira vez segundo IBGE

Pela primeira, vez os estudantes negros superam a quantidade de brancos dentro das universidades públicas. A proporção de pessoas pretas ou pardas (que compõem a população negra) cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3% em 2018. Os dados constam no informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quarta-feira (13/11).

Apesar de ser a maioria da população brasileira (55,8%), as pessoas pretas ou pardas nunca foram maioria no ensino superior público. O sistema de cotas tem grande responsabilidade no avanço da presença dos negros nas universidades. 

A proporção de jovens de 18 a 24 anos pretos ou pardos no ensino superior subiu de 50,5% em 2016 para 55,6% em 2018. Entre os brancos, o índice é de 78,8%. Na mesma faixa etária, o número de pretos e pardos com menos de 11 anos de estudo e que não estavam frequentando a escola recuou de 30,8% em 2016 para 28,8% em 2018, enquanto o indicador para a população branca é de 17,4%.

A pesquisa foi comparada com as informações do suplemento de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Contínua (Pnad Contínua), que começou a ser aplicado em 2016. 

Os dados também mostram que apesar de se manterem ainda bem atrás dos índices comparados com as pessoas brancas, a população negra tem melhorado os índices educacionais no quesito acesso e permanência.