Nesta quarta, 1º de maio, ASSUFBA protesta contra reforma da Previdência

O Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, será de resistência contra a reforma da Previdência. Nesta quarta-feira, as centrais sindicais realizam ato unificado em todo o país. Em Salvador, a mobilização acontece a partir das 15h, no Farol da Barra. Como não podia ser diferente, a ASSUFBA participa.

A PEC 06/19, na prática, beneficia o grande capital em detrimento dos direitos dos trabalhadores. Para o Sindicato, é inadmissível que o cidadão seja obrigado a trabalhar e contribuir por 40 anos se quiser ter aposentadoria integral, que o BPC (Benefício de Prestação Continuada) seja reduzido a R$ 400,00 e que homens e mulheres do campo tenham acesso aos benefícios dificultados.

A reforma é cruel. Reduz as pensão por mortes e estabelece idade mínima para aposentadoria de 65 anos (homens) e 62 (mulheres). Os servidores públicos de ambos os sexos terão de contribuir por, no mínimo, 25 anos, além de atender outros dois pré-requisitos: pelo menos 10 anos na administração pública e 5 anos no cargo em que se aposentar. 

Enquanto penaliza a base da pirâmide, o governo Bolsonaro passa a mão pela cabeça dos mais abastados. As grandes empresas, como os bancos, acumulam débitos com a Previdência Social. O estoque da dívida ativa previdenciária chegou a R$ 427,73 bilhões no fim de 2018. Uma enorme contradição. 

Por isso, o Sindicato convoca a categoria a participar do ato no Farol da Barra. “Vamos manifestar também a nossa indignação contra a retirada de direitos dos trabalhadores e os ataques aos serviços públicos e às universidades federais”, afirmou o Coordenador Geral da ASSUFBA, Renato Jorge.