Nesta terça-feira, 1° de outubro, é comemorado o Dia do Idoso; envelhecer com qualidade de vida é o principal

No dia 1° de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é celebrada para conscientizar as pessoas, idosas ou não, que todos irão envelhecer, contudo o mais importante é chegar à determinada idade com saúde e para isso é importante colocar em prática hábitos como atividades físicas e uma alimentação saudável.

A Coordenação de Aposentados da ASSUFBA lembra que, além das práticas físicas e de possuírem uma boa alimentação, é necessário também que os idosos possuam uma boa relação com toda sociedade, desde suas famílias até colegas de trabalho. Além de prestarem os serviços como prioridade a essas pessoas, a sociedade como um todo deve estar atenta às mudanças sociais que ocorrem ao longo do tempo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente os idosos representam 14,3% dos brasileiros, totalizando 29,3 milhões de pessoas. Com tamanha quantidade de idosos, a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério, aponta que 24,6% dos idosos possuem diabetes, outros 56,7% hipertensão, enquanto 18,3% são obesos e 66,8% estão acima do peso.

Segundo a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), as principais causas de óbitos acidentais de idosos são quedas e atropelamento. As quedas, em especial, podem causar diversos outros efeitos, como lesões, fraturas, isolamento social, entre outros. Na busca da redução destes acidentes, o Ministério da Saúde apresentou diversas dicas de prevenção, como uso de tapetes antiderrapantes nos banheiros; utilizar escadas com corrimão; esperar que o ônibus pare completamente para subir ou descer; entre outras ações.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil