No 2 de Julho, Assufba homenageia 70 anos da UFBA e luta por melhores condições de trabalho

 

Nem mesmo a chuva que caiu no início da manhã deste sábado, 2 de Julho, foi capaz de desanimar a diretoria da Assufba, que participou do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia.

Logo no início do cortejo, no largo da Lapinha, o tempo nublado deu espaço ao sol e céu azul. Além de reverenciar a liberdade e a força nativa sobre as tropas portuguesas, derrotadas em 1823, a Assufba foi às ruas para homenagear a UFBA, que completa 70 anos neste 2 de julho, e levantar as bandeiras de luta dos técnico-administrativos da Universidade como melhores condições de trabalho e por uma instituição de ensino gratuita e de qualidade.

Presente na atividade, o coordenador de Assuntos Jurídicos da Assufba e integrante da FASUBRA, Paulo Vaz, fez questão de falar da representatividade do 2 de Julho. “A independência do Brasil começou aqui. Vamos às ruas também para mostrar nossa cara, disposição de luta contra a ameaça de direitos, bandeiras e conquistas.  É o momento cívico, porém, de luta, em que a Assufba e a categoria aproveitam para mostrar à sociedade baiana a necessidade de continuar na vanguarda da mobilização e atrás de mais vitórias”.

DSC_0028

O presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira, ressalta que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil sempre se fez presente nessa data histórica da Bahia, resgatando a luta do povo. “Esse ano é ímpar e atípico porque o país está sendo golpeado e o processo democrático, rasgado. A luta pela liberdade de 1823 e a de hoje se combinam. É preciso resgatar o movimento de inclusão social e lutar em defesa dos direitos. A CTB está aqui para comemorar a independência e os nossos heróis. Mas, ao mesmo tempo, mostrar resistência.

Autora da lei que elevou o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada federal Alice Portugal também aproveita a oportunidade para falar sobre a atual conjuntura brasileira. “Estamos trilhando o caminho que fizeram nossos ancestrais, na luta pela liberdade, para libertar o Brasil do julgo português. E hoje, mais uma vez, diante de um golpe, temos de caminhar por democracia, por uma Salvador mais justa, garantir, sem dúvida, que a cidade possa ser de todos”.

O coordenador Antônio Valter Almeida lembra que a Assufba sempre participa da data solene. “Hoje aproveitamos para lutar pelas nossas conquistas, ameaçadas pelo governo golpista. Não aceitamos que nada venha de encontro aos direitos dos trabalhadores.

DSC_0556

Opinião semelhante tem a coordenadora da entidade, Eliete Gonçalves. “Vivemos um momento atípico. Um golpe contra os nossos direitos, com imposição de retrocessos, que não vamos deixar acontecer. Para a Assufba, é um momento de agregação, mas também de luta pela manutenção das conquistas”.

Integrante do cortejo, que seguiu até o Pelourinho, o coordenador da Assufba, Valmiro dos Santos, exclama que “os corações hoje estão fervendo, em luta, diante do atual momento do país”. Presente também no desfile o coordenador Mário Sérgio.

 

UFBA – 70 anos

Além da Independência da Bahia, o 2 de Julho é uma data especial para a UFBA, que completa 70 anos. A Assufba fez questão de reforçar o aniversário e a importância da instituição durante o desfile.

São sete décadas de educação pública, de qualidade e democrática. Uma Universidade que ajuda a formar profissionais qualificados, críticos e cientes do papel de agente transformador da sociedade.

A coordenadora de Aposentados da Assufba, Dolores Brito, ressalta que a UFBA tem a responsabilidade de formar e ensinar, contribuir com a cidadania, o desenvolvimento humano e as questões da sociedade.

 

Fotos: Foco Filmes